Benefícios:
Entre as plantas utilizadas com fins medicinais pela população, está a Equisetum arvense L, conhecida popularmente como Cavalinha. A Cavalinha é uma planta perene com altura entre 20 e 65 cm, pertencente à família Equisetophyta. Ela é rica em silício, cálcio e potássio.
Seu uso mais comum é como diurético, porém também é utilizada como cicatrizante, auxiliar no tratamento de infecções dos rins, osteoporose, úlcera gástrica, reumatismos anemias, hemorroidas e inflamações de útero. Por conter grande quantidade de silício, é uma excelente mineralizante, sendo boa para problemas nos ossos, como osteoporose. Ela é conhecida também como erva da terceira idade, pois além dos ossos, protege também quem tem problemas de próstata.
A utilização da cavalinha no tratamento contra inflamações pode ser correlacionada com a presença de compostos antioxidantes.
Recomendação:
Cerca de 3 xícaras de chá ao dia.
Como utilizar:
A erva pode ser consumida desidratada ou in natura, em forma de chá, sucos, óleos e compressas. As partes aproveitadas são as hastes e os brotos verdes.
Receita:
Bebida de cavalinha, abacaxi e hortelã
Ingredientes
250ml de chá de cavalinha
1 rodela de abacaxi
Folhas de hortelã
Modo de Preparo
Bater no liquidificador o chá de cavalinha, o abacaxi e as folhas de hortelã. Servir gelado.
Fonte: http://www.mundoverde.com.br/Bebidas/Receita/2010/03/09/Bebida-de-cavalinha%2C-abacaxi-e-hortela%20/
Referências:
ALVES, IC. Atividade Antioxidante do Chá da Equisetum Arvense L. 2009.
Barbosa Júnior, Ademir. Guia Prático de Plantas Medicinais. São Paulo: Universo dos livros, 2005.