Benefícios:
O óleo de coco virgem é um produto que deriva do fruto da espécie Cocos nucifera L. ele é riquíssimo em gorduras de rápida digestão, servindo de combustível para gerar energia. A gordura do óleo de coco não fica estocada em células de gordura, servindo para redução de medidas e do percentual de gordura corporal, isso porque os triglicerídios de cadeia média (TCM), presentes no óleo, favorecem a oxidação de gorduras e a sua utilização como fonte de energia, levando a um maior gasto energético.
Além disso, assim como outros óleos e gorduras, o produto derivado da fruta também retarda o tempo de esvaziamento gástrico, proporcionando maior sensação de saciedade, auxiliando também no emagrecimento, principalmente quando o seu consumo for aliado a uma alimentação equilibrada e à prática regular de atividade física.
O óleo de coco ainda tem outras funções importantes no nosso organismo, atuando como antiviral, combatendo fungos e bactérias, melhorando a resposta imunológica, aumentando o colesterol “bom” (HDL), reduzindo o colesterol “ruim” e protegendo o coração. Ou seja, estudos sugerem que a suplementação dietética com óleo de coco extravirgem é capaz de exercer benefícios no perfil lipídico e cardiovascular, constituindo-se uma nova e promissora terapia contra as doenças cardiovasculares.
É bom ficar atento, pois a melhor opção para o consumo é a versão extravirgem, que é obtida da carne do coco, pois no processo de extração do óleo extravirgem, não são empregados solventes químicos e nem altas temperaturas, fazendo com que seus benefícios são sejam comprometidos.
Recomendação:
A recomendação é que 25 a 30% de nossa alimentação seja composta de gorduras, sendo que no máximo 7% devem vir das saturadas, como as presentes no óleo de coco. Então, quando consumir o ingrediente, é necessário investir em alterações na alimentação, reduzindo a gordura saturada de outros alimentos, dando preferência às suas versões mais magra, como por exemplo, carne magra e leite desnatado.
É recomendado o uso de cerca de 2 colheres de sopa ao dia (30 gramas), para se obter efeitos benéficos.
Como utilizar:
No preparo de alimentos, como tempero de saladas ou adicionado a pratos quentes, salada de frutas, iogurte, vitamina, bolos e sucos.
Receita:
Creme de manga com óleo de coco
Ingredientes
1 manga grande
1 pote de iogurte natural desnatado
2 colheres de sopa de óleo de coco
Modo de fazer
Bata a manga, o iogurte natural desnatado e o óleo de coco no liquidificador até obter um creme homogêneo. Separe em taças e deixe na geladeira por duas horas. Decore com folhas de hortelã e sirva gelado.
Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0349/nutricao/creme-manga-oleo-coco-682839.shtml
Referências:
SILVA, RAQUEL SOUZA MIRANDA; FORTES, RENATA COSTA; SOARES, HENRIQUE FREIRE. Efeitos da suplementação dietética com óleo de coco nos marcadores bioquímicos e inflamatórios das doenças cardiovasculares. Nutrição Brasil V10, n 6, 2011.
SILVA, RAQUEL SOUZA MIRANDA; FORTES, RENATA COSTA; SOARES, HENRIQUE FREIRE. Efeitos da suplementação dietética com óleo de coco no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos. Brasília Med; v.48, n 1, p. 42-49, 2011b.
JÁCOME, IÁNGLIO MÁRCIO T.D; SILVA, LUDMILA DA PAZ GOMES DA; GUIM, ADRIANA; et al.Efeitos da inclusão do farelo de coco nas rações de frangos de corte sobre o desempenho e rendimento da carcaça. Acta Scientiarum, Maringá, v. 24, n. 4, p. 1015-1019, 2002.
ARAÚJO, GISELLE DE SOUZA. Produção de biodiesel a partir de óleo de coco (Cocos nucifera L.). Natal, RN, 2008.