Food Detective

O exame Food Detective é um teste para
identificar a intolerância alimentar.

Você sabia que a clínica TRINUTRIX
possui diversas especialidades?

Muita gente confunde alergia alimentar, intolerância alimentar e intolerância à lactose. A alergia alimentar é uma resposta exagerada do organismo à determinada substância presente nos alimentos, que ocorre após o consumo do alimento ou do aditivo alimentar desencadeante e independe da quantidade ingerida.

A intolerância à lactose é um problema metabólico onde a deficiência da enzima lactase no intestino determina uma incapacidade na digestão de lactose (açúcar do leite) que pode resultar em sintomas intestinais como distensão abdominal, flatulência e diarreia. A intolerância à lactose é rara na infância e se desenvolve na fase adulta, manifestando-se como desconforto progressivo após o consumo de leite.

A intolerância alimentar tem uma característica curiosa, ao invés de a pessoa evitar o alimento que faz mal, ela pode desenvolver inconscientemente grande atração ao alimento que lhe causa problemas.

A intolerância alimentar decorre de processos imunológicos que levam ao aparecimento de sintomas inespecíficos tais como: cansaço, desatenção, cólicas, enxaqueca, eczema, tontura, náuseas, aftas, prisão de ventre, arritmia cardíaca, conjuntivite, inchaço pelo corpo, dores abdominais, dores articulares, psoríase, acne, diarreia dentre outros. Por isso muitas vezes aquela enxaqueca crônica que reluta em ir embora pode ser resultado de uma intolerância a algum alimento.

Às vezes estes sintomas demoram a surgir, são mais tardios e assim são facilmente confundidos com outras doenças, induzindo a prescrição de medicamentos para combater os sintomas, que na realidade não combatem a causa.

O exame Food Detective é um teste simples, rápido, específico para identificar 59 alimentos diferentes que podem levar a produção de anticorpos IgG, os quais podem estar associados a intolerância a alimentos e na origem de diversas doenças, tais como, síndrome do cólon irritável, equizema, artrite e outras.

Desenvolvido e Produzido por Cambridge Nutritional Sciences Ltda. (OMEGA Group-UK). O Teste individual demora aproximadamente 40 minutos, é seguro, simples e fácil de executar. Utuliza a método ELISA para detecção de anticorpos IgG para 59 diferentes alimentos. Para fazer o exame basta uma gota de sangue, do mesmo modo que um exame de glicose.

Diferença entre a intolerância alimentar e alergia alimentar.

Intolerância alimentar

• Sintomas são imediato
  • Testes cutâneos positivos
  • Poucos alimentos relacionados
  • Pequenas quantidades de alimento ou aditivos alimentares são suficientes para desencadear a alergia
  • Afeta principalmente Pele e Mucosa
  • Frequente em crianças
  • Facilmente diagnosticado sem teste
  • Rejeição do alimento pelo paciente
  • Pode ser permanente ou definitiva
  • Ocorre em 1-2% dos adultos e 2-8% das crianças
  • Resposta imunológica mediada por Imunoglobulina E (IgE)
  • Alergia Alimentar

• Sintomas são tardios
  • Testes cutâneos negativos
  • Muitos alimentos relacionados
  • Dose relacionada a frequência e a quantidade
  • Afeta todos tecidos do corpo
  • Ocorre em Crianças e Adultos
  • Frequentemente não é reconhecida
  • O alimento que faz mal geralmente é muito apreciado
  • Remissão possível se o alimento é evitado
  • Atinge mais de 40% da população
  • Resposta imunológica mediada por Imunoglobulina G (IgG)

• Confira a lista dos alimentos investigados pelo Food Detective

• Leite e Ovos: Leite de Vaca, Ovo.
  • Peixes, Crustáceos e Frutos do Mar: Bacalhau, Caranguejo, Hadoque, Lagosta, Mexilhão, Linguado, Salmão, Camarão, Truta, Atum.
  • Frutas: Maçã, Groselha Preta, Azeitonas, Limão, Melão, Laranja, Toranja, Morango, Toranja, Tomate, Melancia.
  • Grãos: Cevada, Trigo, Milho, Trigo duro, Glúten, Aveia, Arroz, Centeio.
  • Ervas e Especiarias: Gengibre.
  • Carnes: Carne de Boi, Vaca, Frango, Cordeiro, Porco, Peru.
  • Nozes e Castanhas: Amêndoa, Castanha do Pará, Castanha de Caju, Amendoim, Noz.
  • Vegetais: Brócolis, Couve, Repolho, Cenoura, Alho, Alho Poró, Batatas, Aipo, Lentilha, Ervilha, Feijão, Pimentões, Soja, Cacau, Café, Noz de Cola, Mel, Cogumelos, Gergelim, Girassol, Levedura (pão), Levedura (Cerveja).

• Especialidades TRINUTRIX