Canela – CLÍNICA TRINUTRIX
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Os compostos polifenóis e o cromo estão presentes na canela e são considerados como possíveis responsáveis por seus efeitos em melhorar a sensibilidade à insulina e o controle gilcêmico. Outros benefícios dos polifenóis, observados nos estudos in vitro,  são sua ação  antioxidante e a potencialização da ação da insulina, podendo ser benéfica no controle de intolerância à glicose e diabetes. Esses resultados também foram encontrados em mulheres com resistência à insulina associada à Síndrome do Ovário Policístico.

Adicionalmente, estudos mostraram que pacientes com Síndrome Metabólica, que consumiram extrato de canela, apresentaram melhora na glicemia de jejum e na pressão arterial sistólica: o consumo de 500 mg / dia do extrato de canela, durante 12 semanas, pode levar a melhorias significativas em vários aspectos dessa síndrome. Embora limitado, há evidências que sugerem um papel potencial para a canela como uma influência positiva sobre várias características da Síndrome Metabólica.

Outro estudo demonstrou que a canela, adicionada a uma dieta por 40 dias nas doses 1, 3 e 6g, reduziu a glicose, os triglicerídeos, o colesterol LDL e o colesterol total em indivíduos com Diabetes Melitus tipo 2. Verificou-se também que, mesmo após 20 dias sem o consumo dessa especiaria, os efeitos benéficos permaneceram, indicando que não é necessário que a especiaria seja consumida todos os dias.

O óleo essencial extraído da canela tem potencial antimicrobiano significativo, já que se mostra efetivo na inibição do crescimento bacteriano, fato que pode estar relacionado com a presença do cinamaldeído em elevada concentração (77,72%). Ele, por exemplo, é efetivo contra o crescimento da Escherichia coli e, consequentemente, há redução da produção de toxinas no organismo. Atualmente, os estudos demonstram a possibilidade de utilizar a canela na conservação de alimentos por possuir tal propriedade.

Ao observar todos os benefícios que a canela pode trazer à saúde, associado ao seu sabor e aroma agradável, é interessante introduzi-la na alimentação. Ela pode ser consumida na forma de chá, aromatizante de bebidas ou salpicá-la em cima de frutas.

Referências Bibliográficas

1.         ANDRADE, M.A.; CARDOSO, M.G.; BATISTA, L.R. et al. Óleos essenciais de Cymbopogon nardus, Cinnamomum zeylanicume Zingiber officinale: composição, atividades antioxidante e Antibacteriana. Revista Ciência Agronômica; 43(2): 399-408, 2012.

2.         HLEBOWICZ, J.; DARWICHE, G.; BJÖRGELL, O. et al. Effect of cinnamon on postprandial blood glucose, gastric emptying, and satiety in healthy subjects. Am J Clin Nutr.; 85: 1552– 1556, 2007.

3.         KHAN, A.; SAFADAR, M.; KHAN, M.M.A. et al. Cinnamon Improves Glucose and Lipids of People With Type 2 Diabetes. Diabetes Care; 26: 3215–3218, 2003.

4.         QIN, B.; PANICKAR, K.S.; ANDERSON, R.A. Cinnamon: Potential Role in the Prevention of Insulin Resistance, Metabolic Syndrome, and Type 2 Diabetes. J Diabetes Sci Technol; 4: 685-693, 2010.

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