Benefícios:
Devido ao seu alto teor de água (90%), a melancia é ideal para ser consumida no período de calor intenso, mais propriamente no verão. É ótima para hidratar e eliminar toxinas do organismo. Alem disso, atua como um excelente diurético , sendo recomendada a pessoas com problemas renais, nas dietas de emagrecimento, para pressão alta e gota. A fruta elimina o acido úrico, causador da gota e da formação de pedras nos rins. Também age limpando o estômago e o intestino, sendo eficaz no tratamento da acidez estomacal (azia). Além disso, protege contra o câncer e a oxidação celular, por conta do licopeno e da citrulina.
É intensamente refrescante, mais pouco utilizada em combinação com outros alimentos, sendo muito utilizada isoladamente como sobremesa. Este fruto apresenta versatilidade na forma de consumo, bem como uma considerável potencialidade nutricional. A pigmentação vermelha da polpa da melancia é conferida pelo licopeno, um caroteno com elevada atividade antioxidante, combatendo os radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o processo cancerígeno. Além disso, a melancia é uma fruta rica em sais minerais (potássio, ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo A, B e C). A melancia é uma fruta de baixo teor calórico, sendo que cada 100 gramas apresenta em média 33 calorias apenas.
A entrecasca da melancia é um subproduto rico em fibra alimentar insolúvel. Logo, o seu aproveitamento na elaboração de produtos alimentícios pode contribuir para o aumento dos teores de fibra insolúvel na dieta, além de reduzir os desperdícios industriais. Pode ser feito farinha com baixo teor de gordura e alta quantidade de fibras. As sementes da melancia são um alimento de grande valor. Elas contem muitos sais minerais, vitaminas, óleos essenciais e proteínas. Sementes cruas e secas, depois de moídas e peneiradas, formam um pó que pode ser misturado a alimentos como massas, sopas, bolos, biscoitos e cuscuzes.
Tipos: As principais cultivares existentes no Brasil são de origem americana e japonesa. As de origem japonesa são plantas que produzem frutos redondos, destacando-se, nesse grupo, a Omaru Yamato. Já as de origem americana são plantas que produzem frutos cilíndricos e redondos. Destacam-se, principalmente, a Charleston Gray, Fairfax e Crimson Sweet ( mais comum, mais fácil de achar), além da Pérola e Jubilee.
Como utilizar:
Os frutos são normalmente consumidos crus, como sobremesa refrescante. Além da fruta ao natural, a melancia também é consumida como suco, drinks, geléias, doces, molhos e saladas.Outra variação é fazer doce com a parte branca que se prepara da mesma forma que o doce de mamão verde.
Outras partes do mundo: As sementes são muito consumidas em diversas regiões da Ásia. Na Índia faz-se pão de farinha de semente de melancia; no Médio Oriente comem-se as sementes assadas. Nos Estados Unidos costumam-se fazer picles com a casca da melancia.
Referências:
PEREIRA, AS; MIGUEL, DP; CARVALHO, EEN. Caracterização de farinha da entrecasca de melancia (Citrullus lanatus) produzida na região sul de Tocantins.
SANTANA, AF; OLIVEIRA, LF de. Aproveitamento da casca de melancia (Curcubita citrullus, Sharad) na produção artesanal de doces alternativos.
EMBRAPA. http://www.cnph.embrapa.br/laborato/pos_colheita/melancia.htm
ABC da agricultura familiar. Como produzir melancia. Brasília, DF: Embrapa informação tecnológica, 2006.
LEÃO, DS; PEIXOTO, JR; VIEIRA, JV. Teor de licopeno e de sólidos solúveis totais em oitocultivares de melancia. Biosci. J., Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 7-15, Sept./Dec. 2006.
BATISTA, MA. Efeitos da l-citrulina no processo de translocação bacteriana e na permeabilidade intestinal em modelo experimental de obstrução intestinal. Faculdade de Farmácia da UFMG. Belo Horizonte, MG. 2010.
GUIMARÃES, RR; FREITAS, MCJ de; SILVA, VLM da. Bolos simples elaborados com farinha da entrecasca de melancia (Citrullus vulgaris, sobral): avaliação química física e sensorial. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 30(2): 354-363, abr.-jun.2010.
Veja abaixo uma deliciosa receita saudável de suco de melancia com gengibre :