Benefícios: A reputação que a maca tem de ampliar a força e resistência e realçar a libido,remonta há séculos na história. A maca possui capacidade de equilibrar e estabilizar os sistemas glandular e hormonal, o sistema nervoso, o sistema cardiovascular e a musculatura. A maca aumenta a energia, a resistência, a oxigenação do corpo, a força física, a produção de neurotransmissores e a libido. Ela auxilia o sistema endócrino, as suprarrenais e a tireóide, e normalmente melhora o humor e ajuda na produção de hormônios saudáveis.
A maca também é conhecida por melhorar a anemia, fadiga crônica, depressão, infertilidade e esterilidade, faltam de libido, desnutrição, sintomas da menopausa, desconforto e problemas menstruais, memória fraca, câncer do estomago, tensão causada pelo estresse e tuberculose.
O pó da maca possui carboidratos, gorduras, fibras e proteínas. A maca é rica em cálcio,magnésio, fósforo, potássio, ferro, zinco e vitaminas B1, B2, C e E.
Recomendação: Um mínimo de 10 gramas (1 colher de sopa) de maca ao dia é o necessário para que se obtenham os seus benefícios, sendo que a quantia recomendada é de 20 gramas por dia (2 colheres de sopa cheias).
Como utilizar: Pode-se usar a maca em chás, leite de nozes, smoothies, vitaminas, café ou em qualquer bebida natural. Também pode ser adicionada em doces, saladas, molhos de saladas, geleias, caldos, sopas e pudins.
Referências:
WOLFE, DAVID. Superalimentos: a alimentação e os remédios do futuro. São Paulo: Alaúde Editorial, 2010.
Veja abaixo uma deliciosa receita saudável de Smoothie de morango, mamão, maca peruana e chia: