Hibiscus – CLÍNICA TRINUTRIX
Aveia
janeiro 30, 2013
Sorvete de banana com canela
maio 27, 2013

Benefícios:

Hibiscus sabdariffa L. (Malvaceae) é uma importante planta medicinal, originária da Índia, do Sudão e da Malásia, sendo posteriormente levada para a África, Sudeste da Ásia e América central. É popularmente conhecida, entre outros nomes, como “azedinha”, “azeda-da-guiné”, “caruru-azedo”, “caruru-da-guiné”, “chá-da-jamaica”, “quiabo-azedo”, “quiabo-de-angola”, “rosélia” e “vinagreira”. É um arbusto perene, que pode atingir cerca de 2 a3 metros de altura, sendo cultivada devido ao interesse em suas folhas, cálices, sementes e fibras, que são utilizados na alimentação de animais, como fonte de fibras para a indústria de tecido e papel e para preparar bebidas com objetivos culinários e medicinais.

Na medicina tradicional, é utilizada como diurético, para tratamento de desordem gastrointesinal, infecções hepáticas, febre e hipertensão.

Ensaios farmacológicos têm demonstrado uma gama de efeitos terapêuticos, como hepatoprotetor, antibacteriana, antioxidante, anticolesterol, anticâncer, antihipertensivo, dentre outros.

A Hibiscus sabdariffa L. é uma boa fonte de vitaminas A, B e C, e de cálcio, ferro, fósforo, sais minerais, aminoácidos e proteínas, além de compostos fenólicos, que consistem principalmente de antocianinas glicosiladas e têm sido consideradas como um dos principais constituintes biologicamente ativos.

Como utilizar:

O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contêm ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico, podendo ser utilizado na fabricação de geléias, doces, picolés, vinhos, vinagres, sucos e também no preparo de um excelente chá. Como chá, ele pode ser consumido aquecido ou gelado, dependendo da temperatura ambiente e do gosto de cada um. O hibiscus pode igualmente ser consumido na forma de suco, com uma colher de chá da flor mergulhada em um litro de água de um dia para o outro. Depois é só misturar no liquidificador com as frutas preferidas.

 

Receita:

Chá de Hibiscus com canela e gengibre

 chá de Hibiscus

Ingredientes
1 xícara (chá) de água filtrada
2 colheres (chá) de hibiscus
1 unidade de canela em pau
1 colher (chá) de lascas de gengibre

Modo de Preparo:

Ferver a água. Em uma xícara colocar o hibiscus, a canela e o gengibre. Tampar por 5 minutos e coar. Servir em seguida.

Referências:

Chá de hibiscus com canela e gengibre. Disponível em: http://www.mundoverde.com.br/Bebidas/Receita/2011/09/20/Cha-de-Hibiscus-com-canela-e-gengibre/

RAMOS, DD; et al. Atividade antioxidante de Hibiscus sabdariffa L. em função do espaçamento entre plantas e da adubação orgânica. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/331/33119312028.pdf

Sousa, MO; Boyle, R; Bonito, J. Avaliação de Diferentes Adubações na Cultura da Vinagreira (Hibiscus sabdariffa, L.). Millenium, 2010, 39: p. 153‐161. Disponível em: http://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/477/1/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20de%20diferentes.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *