Benefícios:
Cranberry é a parte da família Ericaceae. Ela é uma fruta vermelha, muito parecida com uma pequena cereja e pouco comum no Brasil. Cranberries são compostos de água (88%), ácidos orgânicos (incluindo o salicilato), frutose, vitamina C (níveis elevados, isto é, 200mg / kg de bagas frescas), flavonoides, antocianidinas, catequinas e triterpinoides. Os povos indígenas utilizam por séculos preparações de Cranberry para tratar de infecções do trato urinário (UTI) e outras doenças. O Cranberry contêm proantocianidinas que inibe a adesão das bactérias, incluindo a Escherichia coli, ao epitélio do trato urinário e subsequentemente ocorre a diminuição da reprodução da bactéria que causa a infecção.
Também, os Cranberries contêm quantidades significativas de flavonoides e de compostos polifenólicos que foram demonstrados para inibir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade ou “mau colesterol”.
Com utilizar: preparações comuns com cranberries incluem sucos, geleias, compota, doces, tortas, etc.
Referências:
HISANO, Marcelo et al. Cranberries and lower urinary tract infection prevention. Clinics, São Paulo, v. 67, n. 6, 2012. A
Veja abaixo uma deliciosa receita de suco de Cranberry: