Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada pelo IBGE, uma em cada três crianças brasileiras  com idade entre 05 e 09 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, um em cada cinco apresenta excesso de peso.

O problema já afeta 1/5 da população infantil e pode resultar em uma geração futura de obesos, hipertensos, diabéticos, com riscos renais, cardiovasculares e cerebrais aumentados, além do surgimento de distúrbios psicossociais, provocados pelo estigma da obesidade.

Sabendo deste fato e da gravidade que uma criança que se alimenta mal pode sofrer na vida adulta, a TRINUTRIX Clinica de Nutrição propõe um excelente trabalho nutricional, junto as escolas, pois estas fazem parte do desenvolvimento, crescimento e saúde de suas crianças e adolescentes e podem fazer toda diferença para a formação de bons hábitos alimentares.

Algumas crianças e adolescentes de hoje passam mais tempo na escola do que com os próprios pais, e apesar da responsabilidade educacional alimentar surgir de casa com os bons hábitos de vida dos próprios pais, as escolas também devem  e podem colaborar para a correta educação, informação e acompanhamento alimentar de seus alunos.

É relevante também saber que a boa e correta alimentação contribui e pode fazer toda a diferença para o aprendizado das crianças, pois os nutrientes corretos são essenciais para o bom desenvolvimento cognitivo.

A equipe de nutricionistas da Clínica TRINUTRIX pode apoiar  a sua escola na mudança e melhoria da educação nutricional para seus alunos através de vários projetos:

  • Educação Nutricional

Através de aulas, apresentações, brincadeiras e materiais lúdicos e informativos, o nutricionista pode trazer aos alunos informações importantes para a mudança e conscientização dos bons hábitos alimentares.

Objetivo: trazer informações nutricionais como os nutrientes de cada alimento e seus benefícios e o alerta sobre os alimentos nãos saudáveis.

  • Aulas de receitas

A prática de receitas simples e criativas pode fazer com que a crianças se estimule a comer coisas saudáveis e até novas para seu paladar. Estas aulas devem ser feitas na própria escola e combinada entre as partes responsáveis sobre a possibilidade de algumas receitas que necessitem de mais estrutura.

Objetivo: os próprios alunos quando fazem as receitas, gostam da prática e experimentam alimentos que não consumiam antes, aprendendo os benefícios e levando para casa informações úteis aos pais.

  • Avaliação Nutricional

O nutricionista faz a avaliação nutricional de cada criança, aferindo peso e altura e mostrando qual o peso ideal de cada aluno, podendo fazer um acompanhamento nutricional individual da criança na escola ou na clinica, propondo a participação dos pais para alcance do objetivo.

Objetivo: a Criança em acompanhamento nutricional individual monitorada pelos pais e com o apoio da escola alcança seus objetivos mais rapidamente e uma criança no peso ideal mantem melhor estado de saúde, evitando complicações mais sérias de saúde.

  • Cursos nutricionais

A escola pode propor aos pais cursos em diversos temas para os pais.
Alguns temas como:

  • Introdução alimentar correta de 0 a 2 anos
  • A importância dos exercícios físicos e brincadeiras para as crianças
  • Os cuidados da alimentação infantil
  • Dicas para preparar as merendas escolares
  • Como prevenir a obesidade infantil

Dentre outros cursos ligados a saúde nutricional, psicológica, física e fisiológica das crianças e adolescentes.

Objetivo: Os cursos para os pais ajudam muito a levar informações práticas e relevantes para o crescimento , aprendizado e desenvolvimento dos alunos.

  • Consultoria nutricional

O nutricionista pode ajudar na elaboração de cardápios, atividades, materiais e eventos para a escola propor aos alunos como forma de um bom monitoramento e preocupação nutricional.

Objetivo: a merenda equilibrada hoje em dia tem contribuído muito para a saúde dos alunos, pois alguns alunos ficam o horário integral e a maioria das refeições são feitas na escola, por isto é importante a escola monitorar o que serve, o que autoriza vender e o que permite que seus alunos levem como lanche escolar.
Além da merenda, materiais informativos e eventos lúdicos com temas nutricionais podem ajudar muito na conscientização de pais e dos alunos para uma melhor educação nutricional e sempre com o objetivo de ter mais saúde e mais aprendizado pois a boa alimentação também é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.