Chia

Mirtilo
30 de janeiro de 2013
Aveia
30 de janeiro de 2013

Benefícios:

A Chia é originária da Colômbia e do México e era usado pelos povos que habitavam essas regiões desde 2 mil a.C. Essa semente é muito benéfica ao organismo, devido à grande concentração de nutrientes. Ela é rica em antioxidantes, que são substâncias que diminuem os radicais livres e inibem a ação de doenças.

A chia é rica também em proteínas (20 % da composição), vitaminas do complexo B, zinco, cobre, potássio, ferro, magnésio e cálcio. Sendo que a associação do cálcio com o magnésio na semente favorece muito a saúde óssea, prevenindo principalmente a osteoporose.

Esse alimento possui ainda uma grande quantidade de fibras (mais de 40 % da composição), sendo a maior parte fibras insolúveis, que são aquelas que aumentam tanto o volume quanto a frequência das fezes, e aliviam prisão de ventre, aumenta a imunidade e favorece a flora bacteriana, fazendo com que a pessoa absorva menos glicose, favorecendo, consequentemente, a perda de peso.

A chia também possui fibras solúveis, que são aquelas que entram em contato com o líquido do estômago e do intestino e forma um tipo uma massa gelatinosa que retarda o esvaziamento gástrico, dando saciedade. Isso pode ser observado quando a chia entra em contato com a água, onde ela é capaz de absorver mais de 12 vezes seu peso em água, provocando assim, grande saciedade.

Outro nutriente presente na composição da chia é o ômega 3, que melhora a circulação sanguínea, ajuda a regular a pressão arterial, reduzir níveis de triglicérides, colesterol e previne doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.

 Consumo diário:

O consumo da chia traz muitos benefícios às pessoas. Ajuda o bom funcionamento do organismo e evita doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, melhora a pressão e até ajuda a emagrecer desde que a sua dieta seja equilibrada.

Como utilizar:

A chia pode ser usada em várias receitas como pães, bolos e tortas, e salpicada em frutas, saladas, sucos, vitaminas, iogurte e farofa.

Recomendação:

Não há contra-indicações no consumo, mas é preciso ficar atento no consumo exagerado, devido seu alto valor calórico. Entre duas a quatro colheres de sopa da semente e/ou duas colheres de sopa de óleo de chia por dia já proporciona excelentes benefícios à saúde.

 

Receitas:

Sorvete de Leite de Amêndoas com Chia e Baunilha em fava

 sorvete de leite com chia

 

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de amêndoas com pele
2 xícaras (chá) de água mineral
1 ½ xícara (chá) de castanha de caju crua e sem sal
½ xícara (chá) de agave
1 fava de baunilha inteira
2 colheres (sopa) de chia
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Deixe as amêndoas e as castanhas de molho por 8 horas. Depois, descarte a água e as mantenha separadas. Leve ao liquidificador as amêndoas com as xícaras de água e bata até ficar um líquido cremoso e homogêneo. Coloque em uma peneira de malha fina forrada e com uma gaze ou tecido fino e coe até espremer todo o leite da amêndoa. Reserve a polpa em um recipiente fechado na geladeira. Misture o leite de amêndoas, a castanha de caju, o agave, a baunilha em fava e o sal no liquidificador. Bata novamente até tornar-se um líquido cremoso. Com uma colher, misture a chia. Leve ao freezer em um refratário para gelar por 12 horas. Sirva.

 

Gelatina de Uva com chia

 

 Gelatina

Ingredientes:

100 ml de suco de uva integral sem açúcar

1 colher de sopa de semente de chia

Modo de preparo:

Coloque a semente de chia no suco de uva e leve à geladeira até adquirir consistência.

Mousse de cacau e chia

mousse de cacau

Ingredientes:

2 xícaras de chá de água gelada

½ xícara de água com 1 colher de sopa de semente de chia (deixar por 20 min)

½ abacate maduro

2 colheres de sopa rasas de cacau em pó

1 colher de sopa de Agave para adoçar

Modo de Preparo:

Coloque tudo no liquidificador e acrescente o abacate picado e o cacau. Bata até que fique com a consistência de mousse. Sirva em seguida.

Referências:

AYERZA, R; et al. Chia Seed (Salvia hispanica L.) as an ω-3 Fatty Acid Source for Broilers: Influence on Fatty Acid Composition, Cholesterol and Fat Content of White and Dark Meats, Growth Performance, and Sensory Characteristics. Disponível em: http://www.produccionanimal.com.ar/produccion_aves/produccion_avicola/123Ayerza_chia_PS.pdf

Receita de Sorvete de Leite de Amêndoas com Chia e Baunilha em Fava. Disponível em: http://revistashape.uol.com.br/receitas/1838/materia/receitas-com-a-poderosa-chia

SILVIA TAGA, M; MILLER, EE; PRATT, EE. Chia Seeds as a Source of Natural Lipid Antioxidants. Disponível em: http://www.hevoise.com.br/media/files/chia.pdf

TOSCO, G. Os benefícios da “chia” em humanos e animais. Disponível em: http://www.ao.com.br/download/tosco.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *