Alfarroba

Bolinho de espinafre e aveia
31 de outubro de 2012
Amaranto
30 de janeiro de 2013

Benefícios:

A Alfarroba, ou Carob em Inglês, é o fruto da alfarrobeira (Ceratonia siliqua, família das leguminosas), uma árvore nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado em substituição do cacau. A sua polpa é açucarada e muito nutritiva.

Por ser naturalmente doce, ela dispensa o uso de açúcar na fabricação e no consumo dos produtos. Sem falar que também não possui estimulante, como a cafeína, e é rica em vitaminas e minerais. O produto tem cara e gosto de chocolate, mas é mais nutritivo, nquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba tem 0,7% de gordura e alto teor de açúcares naturais de 38% a 45%.

A alfarroba contem vitaminas A, B1 e B2, cálcio, ferro, potássio, ausência de Cafeína, ausência de substâncias com potencial alergênico, baixo teor de gorduras, elevado teor de fibras, alto teor de açúcares naturais e ausência de Glúten e Lactose.

A polpa após secagem, trituração e torrefação dá origem ao pó ou farinha de alfarroba, que possui cor e saborsimilares ao cacau, além disso, possui baixo custo quando comparada ao cacau.

O fruto da alfarrobeira, assim como as sementes, é empregado como laxante.

 Tipos:

A alfarroba é encontrada na forma de pó, bombons (afarroba com uvas passas, castanha de caju ou flocos de arroz, com damasco, em gotas, banana passa coberta com alfarroba), e barras (25 e 50g) semelhante às de chocolate.

Recomendação:

Cautela ao consumir, pois em excesso possui efeito laxante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *